esse bolo demorou para chegar aqui, para virar post, para eu ter certeza que ele estava pronto para ser público. na primeira tentativa, o bolo queimou. eu ainda consegui raspar uma colher para provar, mas foi tudo pro lixo. ok, acontece. bolos queimam, receitas desandam, e assim vamos aprendendo. fui para a segunda tentativa, que foi bem mais feliz. mas quando eu fui tirar o bolo da geladeira vi que ele tinha rachado. eu ainda não tinha certeza, os sabores não estavam equilibrados e as texturas não estavam 100%. comi, fotografei, distribui e fiquei dias pensando em postar x não postar, porque quem comeu amou e pediu a receita. ao longo do processo decisório, eu esbarrei com esse cartão, que praticamente gritou na minha cara: prefira o feito no lugar do perfeito.
mas nem tudo é tão simples assim. principalmente quando seu nível de exigência é um pouco alto, e você preza profundamente pela qualidade das suas receitas e pela felicidade dos seus leitores. então eu encarei uma terceira tentativa, alterando o método e algumas quantidades. então tudo mudou, e eu cheguei onde eu queria. na textura, na mistura, no equilíbrio. agora sim, essa receita estava pronta para ser pública e pra ser testada na sua cozinha.
mas isso me levou a pensar na questão anterior. feito ou perfeito? não adianta eu vir aqui, dentro da proposta do blog, e te dar uma receita que eu não confio 100%. e por outro lado é muito frustrante a gente ter que ser perfeito o tempo todo, simplesmente porque isso não existe. aquele bolo rachado ao meio extremamente delicioso teve poucas horas de vida porque foi devorado. mas eu não quero que você tenha o descontentamento do bolo rachado. e fiquei aqui queimando minha mufa e pensando em como isso influencia a minha relação com o que eu produzo. então eu fico com o perfeito que você também consegue fazer, com o perfeito praquele momento, com o perfeito dentro da minha capacidade. e aí, quem sabe se eu der sorte, também vai ser (per)feito por você. 🙂
ah, um ps bem importante: o bolo de chocolate é sem farinha.
apenas a título de curiosidade, a foto abaixo é da primeira versão do bolo.
ingredientes – para o bolo:
- 130g de chocolate meio amargo
- 100g de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- uma colher de sopa de vinagre de maçã
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- uma pitada de sal
- 300g de creamcheese
- 1 ovo
- 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 xícara de açúcar