olha, eu nunca me recuperei da viagem que fiz pra bahia. da praia e seus coqueiros, a calma que a vida passa, a moqueca baiana, a casquinha de siri e a caipirinha de cacau. e enquanto são paulo insiste em dizer que o verão ainda vai demorar, eu dou um jeito de trazer a bahia aqui pra casa.
quando eu fui pela segunda vez no tia deth, onde eu comi a melhor moqueca da minha vida, eu fui lá na cozinha perguntar pro cozinheiro o que tinha dentro da panela. ele deve ter achado que eu era meio doida, porque deu uma risadinha da minha cara e desconversou. lá eu também comi uma casquinha de siri inesquecível, e saí com essas suas missões: fazer uma casquinha de siri e uma moqueca que me matassem a saudade da bahia. acabou que o primeiro prato foi um arroz de polvo. a moqueca ainda é um projeto em andamento, mas a casquinha de siri tá aqui. não tem farinha, nem ovo, nem leite. tem um recheio de siri super cremoso e só.
pra mim essa receita de casquinha de siri tem cara de férias, de praia, de solzinho na cara e brisa do mar. e acho que o que eu mais gosto é sua simplicidade, a carne do siri valorizada ao máximo. não é surpresa que ela tenha virado queridinha aqui em casa. sempre acompanhada de uma cerveja gelada, antes do almoço no final de semana. pra ser mais perfeito que isso só faltava estar de frente pra praia mesmo.
porções: 2-3 | tempo de preparo: 45 minutos ingredientes:


porções: 2-3 | tempo de preparo: 45 minutos ingredientes:
- 300g de carne de siri
- 1 cebola roxa pequena
- 3 dentes de alho
- 1 tomate italiano grande
- 200ml de leite de coco
- 1/2 pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- coentro a gosto – usei 1/2 xícara de folhas
- 1 colher de sopa de azeite de dendê (opcional)
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta