essa receita de porchetta apareceu primeiro aqui no natal de 2015, e cinco anos depois resolvi matar a saudade desse prato tão maravilhoso! abaixo você encontra o texto original, mas antes vou deixar alguns comentários sobre o preparo.
• peça ao seu açougueiro para fazer o corte da porchetta para você. não é um corte que se encontra facilmente em mercados. em mercadões e açougues é mais garantido.
• caso não ache a porchetta, substitua por lombo. funciona super bem. basta você abrir o lombo em manta. vai servir menos pessoas, mas vai ficar tão delicioso quanto. ou faça essa receita de lombinho recheado com farofa.
• você pode dividir o preparo da porchetta em 3 dias. dia 1: rechear e levar para geladeira. dia 2: pré-assar por 3h30. dia 3: finalizar no forno por mais 1-1h30. siga as instruções do passo a passo da receita.
• ao contrário dos assados que estamos acostumados, não regamos a porchetta durante a cocção. esse corte é muito gorduroso, então enquanto a porchetta assa ela vai liberar bastante gordura. e para a pele virar pururuca, não podemos regar. ela precisa secar para depois “pururucar”.
• na versão de 2015 a assadeira levava cerveja preta e caldo de legumes antes de ir ao forno. dessa vez eu usei água nas primeiras 2 horas e depois deixei só por conta da gordura da porchetta mesmo. o resultado foi igualmente bom e não prejudicou a umidade final.
• você pode usar outros ingredientes para o recheio, viu? o céu é o limite, vale até uva passa!
• caso precise adaptar as medidas, não se preocupe! basta reduzir/aumentar os ingredientes de acordo com o peso do porco.
• calcule 1 hora de forno por cada quilo de carne. mais uns 30-40 minutos para dourar.
• antes de levar à geladeira, seque bem a pele e tempere com sal. não pule esse passo!
• para acompanhar, sugiro: batata gratinada, farofa de linguiça na manteiga, tomate confit, salada de repolho roxo.
______________________________
texto de 2015:
está aberta oficialmente a temporada de natal do francinha cooks! oba! 🙂
então vou te contar como vai ser esse mês. de hoje até até o natal eu vou compartilhar várias receitas para você montar uma ceia super supimpa! não tem uva passa, não tem abacaxi, não tem tender bolinha, combinado? mas tem um menu muito especial, que foi pensado justamente para você sair daquele tédio de peru temperado congelado e surpreender todo mundo. por aqui essa ceia rolou de verdade, um pouquinho antecipada. porque, afinal, quando você cozinha uma ceia todinha de natal com um porco suculento, você precisa dividir esse amor com seus amigos <3
para abrir nosso especial de natal em grande estilo, nossa primeira receita é uma porchetta!! a porchetta é um prato tradicional italiano, no qual o porco é desossado, recheado, enrolado como um rocambole e depois assado. talvez você tenha alguma dificuldade para conseguir esse corte, então eu sugiro um açougue de verdade, um feirante de confiança ou algum mercadão. o corte inteiro da porchetta é gigantesco, esse de onde a minha veio tinha 15kg! então converse com o seu vendedor e peça um corte que caiba no seu bolso e no seu forno! o meu tinha 3,5kg, e por motivos técnicos eu tive que dividir em dois pedaços.
receita-porchetta-1
porções: 8 a 10 | tempo de preparo: mais de 5 horas + 12 horas ingredientes
porções: 8 a 10 | tempo de preparo: mais de 5 horas + 12 horas ingredientes
- 1 porchetta de 4kg
- 10 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de erva-doce
- raspas de 2 limões taiti ou siciliano
- 2 xícaras de chá de folhas de sálvia
- 2 xícaras de chá de folhas de alecrim
- 1 xícara de chá de folhas de tomilho
- 600ml de cerveja escura – opcional (vide instruções acima)
- 1 xícara de caldo de legumes caseiro – opcional (vide instruções acima)
- sal
- pimenta
- barbante
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo