quando a vida de ter muitos limões, faça limão em conserva – mas guarde alguns pra caipirinha, ok? sério, esse é o tipo de coisa que você vai querer ter pra sempre na sua geladeira. 🙂
tudo começou quando eu ganhei um carregamento de limões da minha sogra, que viajou de longe com um saco de limões recém colhidos e maduríssimos. acontece que a quantidade da fruta era bem maior do que eu conseguiria consumir, então eu precisava de um plano b para que os limões rendessem. claro que sempre temos a opção torta de limão ou bolo de limão ou lula frita com limão grelhado, mas eu precisava de uma solução melhor naquele momento. e aí eu descobri essa coisa maravilhosa chamada limão em conserva.
fuça daqui, google de lá, as proporções da receita de limão em conserva são diferentes em cada fonte, mas a única coisa que você precisa é limão e sal. dois ingredientes, tempo e a mágica está feita! na minha primeira tentativa eu usei a proporção de 1 colher de sopa de sal para um limão, mas para mim ficou salgado demais. então eu recomendo a proporção de meia colher de sopa para cada limão. também vai depender do tamanho do seu limão, então vamos considerar como padrão um limão siciliano médio/grande.
e você já deve estar se perguntando o que fazer com limão em conserva, então aqui vai a resposta: use em saladas, para temperar peixe e carne suína, para usar no ensopado de frango, para temperar um peixinho saído do forno ou da brasa, ou até aquele camarão frito. dá pra ostentar e também temperar aquele embutido maravilhoso que você vai servir pros amigos. mais algumas inspirações de como usar seu limão em conserva aqui.
e o resultado? o que acontece depois de 4 semanas? o limão vai desidratar e, junto com o sal e o suco, vai formar um caldo denso simplesmente maravilhoso. coisa de outro mundo mesmo. você pode usar o caldo como tempero. mas calma que não acaba aí. retire os limões da conserva, passe em água corrente para retirar o sal e descarte o bagaço. corte a casca em fatias finas e sirva em saladas ou no preparo que quiser 😉
ps: não recomendo usar o limão tahiti, pois é muito ácido.
ps2: o resultado que eu mais gostei foi misturando usando metade de limão siciliano e metade de limão cravo. mas você pode fazer com o que tiver a mão. o limão siciliano funciona para usar a casca com ingrediente depois.
ps3: se você achar que o caldo ficou muito ácido, descarte um pouco e complete com água filtrada.
tempo de preparo: 30 minutos + 4 semanas ingredientes:
tempo de preparo: 30 minutos + 4 semanas ingredientes:
- 8 limões siciliano ou 10 limões cravo
- 4 colheres de sopa de sal grosso ou fino (o resultado final do fino é melhor)
- tomilho
- 1 pote de vidro de 1 litro com tampa