eu queria fazer essa receita há meses. tenho um bloquinho que eu vou anotando as receitas que eu quero fazer pra não esquecer depois. e essa torta estava lá, até que essa semana resolvi testar. nos dias anteriores eu estava bem doente, e tudo que eu queria era chegar em casa, fazer a torta, comer uma comida bem quentinha e gostosa e descansar. afinal, o que poderia dar errado? peguei duas receitas (do paladar e do panelinha) que davam para a massa os mesmos ingredientes e quantidades, fiz tudo bonitinho, e quando fui abrir a massa…. cataploft. ops. ??. a massa ficou fina demais, se desmanchou, grudou por tudo. juntei a massa e devolvi pra geladeira. talvez estivesse calor demais e a manteiga estivesse derretendo rápido demais, pensei. uma hora depois, segunda tentativa. fui abrir a massa e ficou fina demais. se eu deixasse mais grossa, não ia haver massa suficiente para cobrir o recheio. joguei a massa fora, guardei o recheio na geladeira, fiz um sanduíche e fui dormir (com fome).
dia 2. revi as duas receitas, e em uma das fotos vi que a torta era pequena. ou seja, eu não estava tão errada de achar que era pouca massa. cheguei em casa, respirei fundo, fiquei bem calminha e fui pra segunda tentativa. passo a passo, sem pressa, sem nervoso. dobrei a quantidade da massa, mesmo que sobrasse um pouco. e… yuppyyy 🙂 deu certo! torta delícia, cheia de sabores, perfumou a cozinha e ficou perfeitinha.
pois bem, cozinhar tem disso. nem sempre dá certo, e é bem frustrante quando alguma coisa vai mal. o que eu tento fazer nessas vezes é entender o que deu errado e tentar de novo, afinal só assim eu vou conseguir aprender. errar faz parte do processo, e lembrar dos erros muitas vezes é fundamental para que a gente veja quanto já andou e evoluiu. e por outro lado, quando dá muito certo, é uma alegria que não cabe. dá vontade de dançar e cantar e dar um pedacinho pra todo mundo.
por coincidência, eu comecei a ler hoje o livro cozinhar, do michael pollan. em algum momento da introdução ele fala que cozinhar é uma das atividade mais recompensadoras que o ser humano pode ter. <3 estou encantada com as primeiras páginas, mas isso vai ser assunto pra outro post. 😉
ingredientes: para massa:
ingredientes: para massa:
- 200g de manteiga gelada
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de sal
- uma abobrinha média/grande
- uma cebola roxa pequena
- 150g de tomate cereja
- 100g de cogumelo em conserva
- um talo de alho-poró
- 8 bolinhas de queijo de cabra
- uma cabeça de alho
- sal e pimenta
- azeite