eu sei que eu dei uma sumida, mas o importante é que estamos de volta, certo? eu fiquei com o coração apertado por ter deixado de aparecer aqui esses meses, mas eu fiquei chafurdada em caixas de mudança mais tempo do que eu imaginava. e tudo que eu queria era que alguém cozinhasse pra mim, e não ter que me pensar em mais nada. sabe aqueles dias que você só quer uma comida quentinha e um silêncio? foram muitos desses por aqui.
mas enfim. mudança feita, 38 caixas abertas, móveis no lugar, vitrola funcionando, casa nova, uma vida nova pela frente, em uma cidade nova! e muito importante: uma cozinha nova! 🙂 ainda estou me acostumando, ainda estamos nos entendendo e logo estaremos 100% em forma e produzindo todas as receitas que estão na lista de espera. e pra comemorar a volta depois desse breve hiato, eu queria muito uma receita daquelas que a gente adora. abracinho em forma de comida. comida com memória afetiva, que a gente divide com os amigos, que a gente faz quando quer agradar alguém ou só quando quer um café da tarde mais felizinho. e vocês já sabem que eu sou super fã de muffin, então a escolha foi essa, mas com um charminho a mais com esse topping de amêndoas (e farinha de amêndoas na massa também!). estão tão deliciosos quanto parecem, e em meia hora ficam prontos.
nesse pouco tempo em são paulo já deu para dar umas voltinhas e ficar bem maluca com as opções de mercado daqui. zona cerealista, mercado municipal, mercado de pinheiros, a feira de rua gigante, o supermercado de rede que vende 587 cortes de porco fresco… eu sei que isso pode parecer bem estranho, porque afinal eu não vim do interior nem nada, mas isso aqui é o paraíso em forma de mercado. e faz o rio de janeiro parecer uma cidade (cara) de interior. desculpa, rio, eu te amo mas é a mais pura verdade. semente de papoula no rio ninguém sabe, ninguém nunca viu, e se perguntar dizem que é proibido vender (não é, mais infos aqui). eu acreditava naquilo piamente, a que eu tenho em casa eu pedi pra comprarem fora. até o dia que aqui fui no mercado e tinha um granel à venda. “moço, isso é semente de papoula?”. “é sim”. “aahhnnn…”. e eu com cara de jeca tatu que nunca viu semente de papoula na vida – ou achava que o homem tava traficando a parada. mas chega de conversa, receita moleza doçura rapidex abaixo 🙂
porções: 12 muffins | tempo de preparo: 45 minutos ingredientes: muffin:
porções: 12 muffins | tempo de preparo: 45 minutos ingredientes: muffin:
- 1/3 de xícara de leite integral
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
- 1 ovo e 1 gema de ovo
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de amêndoa
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de semente de papoula
- 2 bananas maduras
- uma pitada de sal
- 50g de manteiga sem sal gelada em cubos
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de amêndoas