depois de 8 dias no sol da bahia, levamos um choque de realidade com os 18º paulistanos ontem. primeiro dia útil depois de férias, dia de basicamente colocar a vida em ordem, deletar emails e se planejar para a rotina que segue. e essa rotina inclui organizar a despensa, a geladeira e voltar a cozinhar. uma das primeiras coisas que eu fiz fui ir ao instituto chão reabastecer a geladeira. depois de férias regadas a cerveja e friturinha na beira da praia é bom colocar a alimentação no eixo.
da minha sacola de orgânicos veio um pezinho de couve, ainda meio sem destino. mas a onda de frio chegou, e rapidamente a couve já tinha seu final feliz: virar um maravilhoso e cremoso caldo verde. como eu já comentei aqui tenho evitado carnes, então essa versão do caldo verde é vegetariana (e vegana). claro que se você quiser pode adicionar o paio, basta cortar em cubinhos ou fatias, passar na frigideira enquanto as batatas cozinham e depois adicionar ao caldo. além de ser vegetariano esse caldo verde também é vegano, pois leva caldo de legumes (e não de carne, como em outra forma de preparo). preparado em casa ainda por cima, ou seja, comida de verdade mesmo! às vezes a gente pensa que é difícil comer bem ou ser vegetariano, mas se olharmos com calma, não dá tanto trabalho assim 😉
eu gosto do meu caldo verde bem cremoso, mas se você gosta dele um pouco mais ralinho pode usar menos batatas, ou até processar apenas metade delas para que ele fique mais “pedaçudo”.
porcões: 4 | tempo de preparo: 40 minutos ingredientes:
porcões: 4 | tempo de preparo: 40 minutos ingredientes:
- 1,5l de caldo de legumes caseiro
- 800g de batatas descascadas e cortadas em cubos
- 1 cebola grande
- 1 pé de couve cortado em fatias finas
- sal, pimenta e azeite