dia desses fomos jantar na casa de amigos. melhor programa do mundo 🙂 chegando lá, descobri que o prato da noite era um bacalhau espiritual. confesso que eu fiquei bem animada, pelo simples motivo de que na minha existência eu só tinha comido um bacalhau espiritual que eu tivesse gostado (até esse momento). o que na verdade me fazia evitar a frustração e escolher outra coisa. esse tal bacalhau espiritual era de um restaurante de comida portuguesa no rio super famoso e tradicional, e o bacalhau deles era tão lisinho e cremoso que comer um prato só se tornava missão impossÃvel.
bem, o bacalhau da minha amiga estava tão inesquecÃvel quanto esse. se não estivesse, certamente eu não ia estar aqui contando pra vocês sobre ele. e pronto, lá entrou na minha listinha de receitas a fazer: bacalhau espiritual. que à essa altura eu não fazia a menor ideia de como era feito, até que eu descobri a palavra mágica dentro da receita. molho bechamel ♡. colocar molho bechamel em qualquer receita é covardia que nem colocar glutamato: o resultado sempre será maravilhoso (e não, eu não uso glutamato na minha cozinha).
receita solicitada, receita recebida, receita replicada no último natal lá em casa. sucesso total – inclusive entre aqueles que também era fãs do famoso bacalhau do restaurante. como semana que vem é páscoa, resolvi replicar a receita mais uma vez e dividir com vocês, apenas com alguns ajustes que me deixaram mais feliz com o resultado final. mas pra mim essa receita tem mais cara de domingo do que qualquer outra data, então não se acanhe em fazer esse bacalhau amanhã mesmo, porque não?
*receita adaptada daqui
porções: 6-8 | tempo de preparo: 1h30 ingredientes:Â
porções: 6-8 | tempo de preparo: 1h30 ingredientes:Â
- 1kg de bacalhau dessalgado, desfiado e cozido
- 1 litro de leite
- 100g + 50g de manteiga sem sal
- 8 colheres de sopa de farinha de trigo
- 6 gemas
- 250ml de creme de leite fresco
- 1 xÃcara de chá + 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 cebola grande ralada
- 4 dentes de alho grandes picado
- 1 cenoura grande ralada
- 1/3 xÃcara de panko ou farinha de rosca
- noz-moscada
- sal, pimenta e azeite