receita moleza de bruschettas para servir de entrada. para essas eu usei shitake desidratado e tomate italiano. normalmente no supermercado esses cogumelos desidratados são caros e vem bem pouquinho, então para valer a pena você pode comprar em lojas de produtos orientais. no cadeg, por exemplo, um pacotão de funghi desidratado sai por R$14.
ingredientes:
– pão italiano
-para a bruschetta de tomate:
- 5 tomates italianos
- azeite de oliva
- 4 dentes de alho picado
- 1 punhado de manjericão fresco
- sal e pimenta moída na hora
-para a bruschetta de funghi:
- 200g de funghi desidratado
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 taça de vinho tinto
- 1 punhado de salsa
- pimenta moída na hora
como faz: antes de tudo, coloque o funghi para hidratar (é só colocar numa tigela com água e deixar por uns 30min). pré-aqueça o forno na temperatura média. corte seu pão italiano, caso não venha cortado, em fatias de aproximadamente 1,5cm. espalhe as fatias em uma travessa que vá ao forno, regue com um pouco de azeite e leve ao forno por uns 15 minutos.
para preparar a bruschetta de tomate, é só misturar os tomates cortados em cubinhos, o azeite, alho, pimenta, sal e manjericão.
para a de funghi, você vai precisar de um pouco mais de tempo. escorra e seque bem o funghi. derreta a manteiga em uma frigideira, adicione o funghi e deixe amolecer um pouco. depois coloque o vinho e o creme de leite e mexa esporadicamente por uns 10 minutos, ou até o funghi estar bem cozido. apague o fogo, coloque a salsa picada e misture bem. se por acaso sobrar algum “caldo” dessa mistura, descarte antes de servir. o ideal é que os cogumelos fiquem bem macios e absorvam todos os líquidos.
eu prefiro servir o “topo” da bruschetta separadamente, para que cada pessoa se sirva com a quantidade que quiser. mas você também pode servi-las já montadas.