o hábito de cozinhar traz, ao longo do tempo, frustrações e também conquistas. muitas vezes eu me preparo para uma cota de frustração e uma segunda tentativa. acontece. mas as conquistas, ah, as conquistas. você olha, dá pulinho, faz dancinha, dá um gritinho de alegria e tem vontade de bater na porta do vizinho pra contar que você que fez aquela coisa linda. no meu caso, enquanto eu carregava essa torta dentro de um taxi para o deleite dos meus amigos, eu contei pro taxista que eu tinha feito aquela lindeza de torta de morango. não resisti, ela tinha cara de desenho animado e perfumou tudo. ela foi devorada em 8 fatias por 8 pessoas em aproximadamente 3 minutos.
então, a torta. na verdade todo o capítulo de doces para mim é razão de pensar 3 vezes antes de fazer. quando você tem uma panela, você prova, ajusta, prova de novo, cheira. agora, você faz uma massa de bolo e coloca pra assar. seu nível de interferência no processo é baixíssimo, a única coisa que você pode fazer é ficar olhando agoniada através do vidro do forno pra tentar descobrir se está tudo dando certo lá dentro. é uma arte precisa essa de fazer doces, viva os doceiros e confeiteiros.
mas eu estava lou-ca por uma torta de morango. principalmente porque essa é a época de morangos e eles estão gordos, super vermelhos e com um preço ótimo. pesquisei, assei e fiz a dancinha no final 🙂 então o que eu tenho pra te falar é: vai dar certo, você é capaz, arranje uma ocasião especial e seja feliz fazendo sua própria torta. a massa é muito parecida com a da tarte tatin, mas essa receita de massa veio da super fofa que eu adoro joy the baker.
ingredientes:
para o recheio
- 1kg de morangos limpos e cortados
- 1 xícara de farinha de amêndoa (você pode comprar a amêndoa inteira e passar no processador para fazer a farinha – acho mais saboroso)
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar
- suco de um limão siciliano
para a massa:
- 1 xícara e 1/4 de farinha de trigo
- 125g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
- 1 colher de sopa de açúcar
- uma pitada de sal
- 1/4 xícara de buttermilk*
como faz: *primeiro de tudo, prepare seu buttermilk. o substituto que eu acho mais fácil de fazer é um copo de leite + suco de meio limão. misture bem e leve à geladeira. em um recipiente, misture bem a farinha, o sal e o açúcar. depois adicione os cubinhos de manteiga e misture bem com as mãos, esfarelando a manteiga até que sua maior parte fique mais ou menos do tamanho de feijões ou menores. adicione o buttermilk e misture bem, até toda a massa ficar úmida. coloque a massa em uma superfície com um pouco de farinha para não grudar e misture bem até que fique bem homogênea. molde na forma de um disco, cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora. tire a massa da geladeira e, numa superfície com bastante farinha, abra a massa até ela ser um pouco maior que a sua forma de torta – a que eu usei tem 27cm de diâmetro. transfira a massa para a forma, e com os dedos molde a massa junto às paredes da forma. cubra novamente com plástico filme e leve à geladeira por meia hora. enquanto isso, prepare seu recheio. em uma tigela, coloque todos os ingredientes do recheio e misture bem. pré-aqueça seu forno em temperatura alta/média. tire a massa da geladeira, descubra e espalhe bem o recheio. por cima salpique um pouco mais da farinha de amêndoas. leve ao forno por uma hora ou até as bordas estarem crocantes e douradas. espere pelo menos uma hora para servir, para que a calda fique mais firme. sirva simples ou com sorvete de creme 🙂