parece que o frio chegou com tudo em são paulo, e nossa arma secreta pra esquentar essa semana é um belo risoto de patinhas de caranguejo com tucupi e jambu. mais uma receita feita a 4 mãos numa visita da minha amiga luciana, do cozinhando para 2 ou 1.
desde que a temperatura começou a cair minha cozinha virou uma grande fábrica de sopas (a saúde agradece!), mas alguns dias a gente quer mesmo aquela comida que além de quentinha é um abracinho na alma. e pra isso, um risoto é sempre receita de sucesso. mas esse risoto de patinhas de caranguejo com tucupi vai além do sucesso, você basicamente vai ganhar a gratidão eterna de quem for agraciado com essa maravilha! essa mistura da itália com o pará deu em um dos melhores risotos que eu já provei – daquelas comidas que a gente poderia comer toda semana. e além disso, veio a confirmar o que eu já estava desconfiada: tucupi é um dos meus ingredientes favoritos. nessa receita ele substitui o caldo de legumes e a absorção não é completa, o que resultado em um risoto bem cremoso.
mas risotos à parte, temos mais uma novidade a caminho! de 23 a 27 de julho irei organizar uma colônia de férias culinária em sp! <3 serão 5 tardes onde as crianças vão entrar em contato com o alimento, exercer a criatividade, experimentar novos sabores e aprender receitas bem bacanas de comida de verdade! se você tem interesse em saber mais, manda um email pro oi@francinha.com que eu conto tudo! em agosto/setembro teremos novas datas do workshop (alô, rj, tô chegando!!), e se você quiser ficar por dentro pode mandar email, me seguir no instagram ou assinar a newsletter 🙂
porções: 2 | tempo de preparo: 50 minutos ingredientes:
porções: 2 | tempo de preparo: 50 minutos ingredientes:
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1/2 cebola grande picadinha
- 200g. de patinhas de caranguejo (apenas a carne)
- 1 xícara de arroz arbório ou carnarolli
- +/- 3 xícaras de caldo de tucupi
- 2 colheres de sopa de jambu picadinho
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho picado
- sal e pimenta do reino a vontade