amados, em primeiro lugar, feliz ano novo! abrindo o ano com o pé direito, temos essa receita de atum selado no missô que virou a queridinha aqui de casa! essa é a primeira receita do ano, e que ele seja de muitas comidas, quitutes, festas e abraços. 🙂
bem, pra vocês não é novidade nenhuma que eu adoro um peixinho, ou praticamente qualquer coisa que venha do mar. no final do ano eu passei uma semana no uruguay, terra da parilla, com quilômetros e quilômetros de fazendinhas lindas e cheias de vaquinhas que provavelmente vão parar no nosso prato. eu já tinha falado em algum lugar que reduzi bastante meu consumo de carne bovina (o frango já foi limado há mais de dez anos por aqui). mas estando no uruguay, era quase impossível não pedir um belo pedaço de carne, né? e assim foi, em restaurantes super conhecidos pela sua carne. pra começar eu não pedi nenhuma porção sozinha, acho impossível nos dias de hoje comer um pedaço de carne daquele tamanho, então dividi todos com meu namorado. e sendo muito sincera, nenhuma me emocionou de verdade. era carne, nhé. não estou dizendo pra você parar de comer carne, mas provalmente vai ser uma categoria de receitas aparecendo cada vez menos por aqui. mas os peixinhos, ah, os peixinhos… 🙂 os peixinhos foram o ponto alto da viagem, principalmente os que fizemos em casa, direto na churrasqueira. teve mini polvo, camarões e uma corvina enorme recheada. um pedacinho do céu. e se você não segue a gente ainda no instagram, corre lá pra ver as fotos.
essa receita de atum selado no missô é pra rememorar as férias, celebrar o verão e ter uma opção na manga bem rapinha de fazer. mas cuidado, que comer um potinho só é quase impossível.
porções: 2-3 | tempo de preparo: 30 minutos ingredientes:


porções: 2-3 | tempo de preparo: 30 minutos ingredientes:
- um pedaço de 400-500g de atum muito fresco, com aproximadamente 2cm de altura
- 2 colheres de sopa de missô
- 4 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de pasta de tamarindo (opcional)
- 2 colheres de sopa de gergelim preto ou branco
- cebolinha e salsa para finalizar
- suco de 1 limão siciliano ou tahiti ou cravo