fbpx

arroz de camarão

ano passado, quando comecei a planejar as receitas do livro férias de verão – lembranças, ideias e comidas para lamber os dedos, tinha certeza que essa receita de arroz de camarão estaria lá. pensei, ponderei e achei que talvez fosse o caso de guardar essa receita pra cá, onde todos pudessem acessar! a história do arroz de camarão começou há muitos anos, quando eu morava no rio de janeiro. quase toda sexta-feira eu ia com meus pais à majórica, uma churrascaria super tradicional de lá. as nossas escolhas eram sempre as mesmas: caipirinha, chopp, linguiça, creme de espinafre, farofa. até que entramos na fase do arroz de camarão, fase esta que durou anos, já que era quase irresistível pedir sempre a mesma coisa. um arroz molhadinho, com camarões perfeitos, farto, cremoso. quando fui morar sozinha comecei minha busca pela receita própria do arroz de camarão. primeiro tentei a técnica da minha mãe. um refogado, um arroz, juntos somente quando prontos. camarão no fim, fogo alto, tá pronto. fiz muitas versões, muitos testes, até chegar nessa versão. que virou a minha receita oficial! arroz de camarão ela demora um pouquinho a mais para ficar pronta, porque eu começo fazendo o caldo de camarão. mas você pode usar um caldo de legumes já pronto, claro. eu uso um alho-poró, as folhas vão para o caldo e o talo para o arroz. porém, caso você não tenha alho-poró, vale fazer o caldo apenas com as cascas de camarão. vai ficar tão gostoso quanto! para isso, basta tostar bem a casca/cabeça do camarão na panela. depois coloque as folhas do alho-poró, cubra com alho e deixe em fogo mínimo por 30 minutos e está pronto!
esse arroz de camarão funciona tão bem porque tudo vai em uma só panela, criando várias camadas de sabor: primeiro o camarão, que já deixa o fundo queimadinho. vinho, temperos, muita cebola e alho. o caldo de camarão fresquinho. e o arroz cozinhando nessa bagunça toda. se isso não é um sucesso, não sei o que seria. já pode juntar a turma, bom apetite!

Vivian França

oi, meu nome é vivian - mas pode chamar de francinha. esse espaço é uma celebração da comida. chega mais, fica à vontade e divirta-se ;)

assine nossa newsletter

categorias

O francinha cooks usa cookies para uma experiência personalizada. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.